Academia de Música em Lisboa
Aulas de iniciação de piano e violino para crianças e adultos. Escolas de Música - Academias de Música. Lisboa. Marquês de Pombal/Avenida. Contato: 968982158
22 de Abril de 2012

Por volta dos 3 anos de idade a criança já terá os circuitos do cérebro necessários para começar a aprender a tocar um instrumento musical, nomeadamente o piano.

 

Os resultados de estudos que têm sido feitos nesta área têm demonstrado que as aulas de música beneficiam o cérebro e, em concreto, uma pesquisa que foi feita na Universidade da Califórnia em Irvine feita a crianças de 3 e 4 anos que estudavam piano constatou que elas tinham melhores resultados nos testes que mediram seu raciocínio espacial e temporal do que as crianças que não estudavam piano.

 

Outros estudos confirmam que o estudo de um instrumento musical ou da música desenvolvem capacidades lógicas e de decifrar problemas matemáticos complexos mais cedo do que aquelas que não aprenderam música, e temos como exemplo o estudo feito pelo autor Gordon Shaw. Este autor especifíca que o piano é uma boa escolha para começar, pois é mais acessível do que os instrumentos de corda, uma vez que as crianças no piano não têm que dedilhar, tal como é necessário fazer a quem começa a aprender a tocar instrumentos como violino ou guitarra.

 

Muito importante no  piano é o facto de, a partir das teclas, ser mais fácil entender o conceito de escala musical e perceber vários conceitos da formação musical.

 

De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade Chinesa em Hong Kong, tendo sido publicado na revista “Nature”, as crianças que estudavam música até aos 12 anos, pelo menos durante 6 anos, aprenderam mais palavras do que as outras.


Martin Gardiner, da Escola de Música de Providence, em Rhode Island (EUA), examinou o efeito das aulas de música e de arte num grupo de crianças entre 5 e 7 anos que eram consideradas "atrasadas". De acordo com a revista "The Economist", após sete meses de aulas, o grupo passou por um teste de leitura, escrita e matemática e mostrou que havia alcançado os outros amiguinhos em leitura e escrita e que os havia ultrapassado em matemática.

 

(Com base em vários artigos).

 

 

 

 

publicado por academiademusica às 10:49

 

 

botao eventos_promocoes.bmp

botao artigos..gif

botao azul livros gratuitos Alexandra Caracol.jpg

Visite no FACE..jpg